CEHA - Biblioteca

A partir de 1 de Outubro de 2009 o CEHA passou a dispor de novas instalações num imóvel antigo recuperado à rua das Mercês no Funchal. Esta situação permitiu uma mudança para melhor na acção e oferta de serviços do CEHA para a população madeirense como para os estudiosos nacionais e estrangeiros que nos visitam, de que destacamos a Biblioteca, com fundos próprios de intercâmbio com diversas instituições(com 1121 livros e 111 publicações periódicas) e da Biblioteca de Alberto Vieira (com 4846 livros e 317 publicações periódicas), doada em 2010.

A Biblioteca  e espólio de Alberto Vieira contempla bibliografia especializada sobre a História da Madeira e demais ilhas do Mundo, com especial destaque para o espaço Atlântico(Mdeira, Açores, Canárias, Cabo Verde, S. Tomé, Sta Catarina), como fundos especiais, e diversas línguas, sobre a História da Escravatura, da Ciência e Técnica, Autonomia, Açúcar, Vinho.

BIBLIOTECA DIGITAL: lista de publicações da Biblioteca de Alberto Vieira

A biblioteca do CEHA terá num futuro próximo uma forma de funcionamento diferente através do suporte digital, com todas as versatilidades que o mesmo oferece no apoio à investigação. Embora, dispondo de fundos especializados em suporte papel, o acesso aos investigadores será aos poucos restringido ao formato digital. Neste momento parte do acervo de História da Madeira já está disponível on.line, para acesso local, permitindo a pesquisa em texto integral sobre todas as publicações.

 
Também no presente momento dispomos de um conjunto de publicações disponíveis para empréstimo domiciliário. São 653 títulos. Lista de livros para empréstimo domiciliário.
 
O acesso ao catálogo faz-se através da Biblioteca Pública Regional da Madeira em    BPRM-CEHA
 

 Funcionamento da biblioteca: