Doações

 

1. Biblioteca de Alberto Vieira:

A Biblioteca em causa é a expressão de mais de trinta anos de actividade e leitura do proprietário, uma vez que reúne livros adquiridos pelo mesmo desde 1976. A mesma não se resume apenas aos livros em suporte papel mas contempla também edições em formato digital como textos e livros em formato PDF, imagens de diversos tipos que o proprietário usou nos seus trabalhos.

Número de Publicações:

  • 5736: As publicações em suporte papel (livros, separatas, revistas, ficheiros de trabalho de documentação, textos do autor e de outros, publicados ou não);
  • 14 Cassetes;
  • 110 Cdroms;
  • 2 diskettes;
  • 4652: Ficheiros PDF (livros, separatas e textos);
  • 79683:imagens (gravuras, ilustrações e fotografias);
  • colecção de fotografias sobre temas relacionados com projectos de investigação. Vinho, açúcar;
  • colecção de postais antigos e recentes sobre temas especializados.

Breve Descrição:

A biblioteca foi constituída de acordo com as linhas de investigação que o autor desenvolveu. Desta forma temos publicações em diversas línguas sobre temas como História da Escravatura, História das Ilhas (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde...), História do Vinho, História do Açúcar,História da Ciência, História Ecológica e do Meio Ambiente, História da Autonomia, História das instituições Financeiras. Juntam-se a isto vários dossiers temáticos em fotocópia que serviram também de apoio a diversas investigações (açúcar, vinho, autonomia, instituições, ilhas, escravatura, levadas, agua, história da Ciência,....). Um acervo de fotografias e postais reunidos pelo mesmo proprietário única e exclusivamente com o interesse de apoiar a investigação dos diversos temas que contempla diversas áreas temáticas, que vão desde o vinho ao açúcar.

A partir de 1994 o proprietário apostou nas publicações em formato digital pela facilidade que as mesmas permitiam na sua consulta através do recurso ao formato em PDF com metadatos. Assim podemos encontrar diversas publicações em formato digital (em suporte DVD, CDROM e diskette). Neste grupo deveremos considerar ainda a colecção de gravuras, ilustrações e fotografias de distintas origens e temas que foram também reunidas com o intuito de apoio à investigação. Neste conjunto relevam-se as ilustrações e fotografias relacionadas com a História e Tecnologia do Açúcar que resultam de um trabalho de recolha realizado em diversos países no sentido de criar uma base de dados de imagem para apoio à investigação no domínio da História e Tecnologia do Açúcar.

Doação foi realizada no dia 26 de Julho de 2010, enquadrada na cerimónia de abertura do Congresso Internacional sobre as Ilhas do Mundo e o Mundo das Ilhas, realizado no Funchal de 26 a 30 de Julho:

Obs.: O acervo em questão, no momento em fase de organização e catalogação, está disponível para consulta na Biblioteca do CEHA.

2. Biblioteca de João Higino Ferraz.

.manuscritos, revistas e livros técnicos.