Recursos em Projecto

BASES DE DADOS. Em 1995 o CEHA avançou com um projecto pioneiro da criação de uma base de dados, o NESOS, que foi por muito tempo uma referência no panorama dos arquivos digitais. Hoje a situação é distinta e as tecnologias oferecem-nos uma panóplia variada de ferramentas que possibilitam uma redefinição do trabalho já feito com da programação de novos projectos na área das bibliotecas e arquivos digitais. Assim uma das nossas principais apostas serão a criação de uma biblioteca eminentemente digital em que o utente tenha acesso apenas aos livros em suporte digital, não obstante os mesmos existirem em depósito nas nossas instalações. Para que isso seja possível é necessário um investimento significativo em equipamentos informáticos e no trabalho de digitalização de forma a que se conseguia com a rapidez necessária dispor de todos os acervos digitalizados e disponíveis aos utentes.

No espaço multimédia e na biblioteca, ambos de livre acesso, o utente contará com uma panóplia de meios que facilitarão o seu acesso ao conhecimento através de diversas bases de dados. Assim, para além da biblioteca digital especializada do CEHA, poderá ter acesso a diversas bases de dados locais, algumas já preparadas e outras em fase de constituição:

NESOS- base de dados de história das ilhas. 1995

Url: http://nesos.madeira-edu.pt/
Nível de acesso: Livre, com inscrição
Idioma: português
Conteúdo: documentos, livros, jornais e publicações periódicas sobre ilhas, com especial destaque Madeira

1.- Publicações periódicas madeirenses. Versão digital de algumas das principais publicações periódicas madeirenses, destacando-se as Revistas: Arquivo Histórico da Madeira e Das Artes e da História da Madeira,

2.- Documentação Madeirense nos Arquivos Nacionais. Fundos documentais sobre a Madeira no Arquivo Histórico Ultramarino e Arquivos Nacionais-Torre do Tombo,

4.- Arquivo privado de João Higino Ferraz, técnico do engenho do Hinton, com livros e manuscritos.

5.PROJECTOS E FUNDOS ESPECIALIZADOS.


5.1.- História da Ciência e da Técnica. Livros, informação bibliográfica e cronologia dos textos fundamentais sobre os temas na Madeira,

5.2.- História da Autonomia - 25 anos. Acervo de documentos e livros sobre os 25 de Autonomia da Madeira,

5.3.- CEHA - 25 anos de Edições. Todas as publicações editadas pelo ceha,

5.4.- Acervo de documentação e textos de Alberto Vieira. Compilação de informações, textos publicados e inéditos, imagens.

5.5.- Acervo de Imagens. Esta base de dados contempla núcleos especializados de imagens sobre a História e Tecnologia do Vinho e Açúcar, Gravuras e imagens da Madeira, Cartografia da Madeira.

6.PROJECTOS A DESENVOLVER.

6.1.- Base de dados de teses e outros trabalhos académicos sobre temática madeirense,

6.2.- História da Ciência e da Técnica. Textos clássicos da Madeira e demais ilhas,

6.3.- Biblioteca digital de Alberto Vieira. Digitalização integral da biblioteca, para disponibilização local, com acervo especializado na História das Ilhas, do Açúcar, Vinho, Escravatura, Autonomia, História da Ciência e Brasil..

No presente momento a informação disponível em suporte digital no CEHA e que dará corpo às bases de dados acima referenciados chega já a 50 Gbytes de informação, em que se incluem quase três mil livros, mais de cem mil imagens e duzentos mil documentos históricos.